Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marechal Cândido Rondon e Região - SINTRINAL

Notícias » CAMPANHA SALARIAL DATA BASE SETEMBRO2013/2014

Da Assessoria de Jornalismo da FTIAPR e sindicatos

Para enfrentar o jogo duro dos patrões a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIAPR) reuniu os sindicatos filiados para visitar as empresas e indústrias de doces que estão emperrando as negociações salariais da data-base de setembro.

O objetivo é conversar e mobilizar os trabalhadores dessas empresas para informá-los a respeito do impasse, realizar assembleias nas portas de fábrica e tirar indicativo de greve para a próxima segunda-feira 28, se não houver até esse dia avanços nas negociações com a representação patronal.

Nas empresas Balas Dori e Itamaraty no município de Rolândia no dia 21, segunda-feira, os sindicalistas reuniram-se com os trabalhadores e trabalhadoras que, além de serem informados da proposta patronal, também puderam ouvir as mais variadas reclamações em cada uma dessas empresas. Uma coisa ficou clara; os trabalhadores estão descontentes.

Nessas duas empresas muitos trabalhadores desejavam cruzar os braços imediatamente. Na Balas Dori, muitos trabalhadores só aceitaram iniciar o seu turno de trabalho após um diretor da empresa fazer contato telefônico com os dirigentes sindicais assumindo o compromisso que iria resolver o impasse ainda nesta semana.

Para o presidente da FTIAPR, Ernane Garcia “a realidade demonstra que os patrões vão enfrentar sérios problemas nas empresas caso continuem tratando com descaso as reivindicações dos trabalhadores. O descontentamento é geral e a greve pode estourar por todas essas empresas. Isto é um fato que ficou evidente pela demonstração de revolta de muitos trabalhadores e trabalhadoras que se recusavam a voltar ao trabalho”.

A Caravana da FTIAPR durante a semana continuará mobilizando os trabalhadores daquelas empresas que não repassaram o reajuste salarial acordado com o SAMISCA (sindicato do arroz, milho, soja e etc) e SIMP (sindicato da mandioca).

Data:22/10/2013
Fonte: FTIA-PR
voltar