Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marechal Cândido Rondon e Região - SINTRINAL

Notícias » FAVILLE INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS

Depois de ter realizado proposta para adquirir as estruturas da Indústria de Biscoitos Faville por R$ 25 milhões, durante o período de recuperação judicial, a empresa Festiva Alimentos, de São Paulo, agora está buscando alugar as plantas de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado e Goioerê para colocar as indústrias em funcionamento.

Na tarde de ontem (15), o proprietário da Festiva, Marcus Monteiro, e o advogado Jean Rene Andria, protocolaram na Vara Cível da comarca rondonense a petição para arrendar as indústrias. A medida ocorre uma semana depois que o juiz Pedro Ivo Lins Moreira publicou a sentença de falência do Grupo Zadville.

De acordo com o empresário paulista, na petição a empresa se compromete contratar toda a força produtiva necessária e colocar as estruturas em funcionamento no prazo de 60 dias. A estimativa dos investidores é que inicialmente será preciso contratar em torno de 300 pessoas para trabalharem nas três unidades fabris. “Nosso objetivo é produzir em torno de 155 toneladas de alimentos por dia nesta primeira etapa”, salienta Monteiro.

A proposta de alugar as estruturas, segundo o empresário, é evitar a deterioração do patrimônio durante o período em que serão realizados procedimentos judiciais até a colocação dos bens em leilão, o que pode levar três anos ou mais.

“Assim, podemos manter as fábricas em funcionamento até a data do leilão”, afirma. A decisão considera tanto os riscos de não preservação, como também de invasão e saqueamento das fábricas. “Posteriormente nossa intenção é adquirir as três estruturas”, pontua Monteiro.

Festiva

Conforme o empresário, a Festiva Alimentos atua há cinco anos no mercado de São Paulo e conta, atualmente, com cerca de 150 itens entre biscoitos recheados, laminados, refresco, gelatina, macarrão instantâneo, azeitonas, champignon, molho de tomate, pipoca de micro-ondas entre outros produtos.

Segundo Monteiro, um dos sócios tem décadas de experiências no ramo alimentício e também é proprietário de um dos maiores atacados de São Paulo. “A indústria da Festiva já chegou a alcançar, em 2000, em torno de 6% de participação no mercado de biscoitos recheados do país”, ilustra.

Nas estruturas da antiga Faville, a empresa pretende dar continuidade à produção de biscoitos recheados, waffer, macarrão instantâneo e demais alimentos que já eram fabricados nas respectivas plantas industriais. “Temos demanda por produtos e já estamos planejando, no futuro, dobrar a capacidade produtiva da fábrica de Marechal Cândido Rondon”, antecipa

Decisão

A partir de agora a empresa aguardará a decisão do juiz para, se deferido o pedido, dar inicio ás contratações de pessoal visando iniciar a produção. Apesar do uso das estruturas da Faville, a Festiva não tem interesse em ultilizar a marca.

Uma mobilização junto aos credores, tanto institucionais como trabalhistas, ja havia iniciado no decorrer do processo de pedido de recuperação judicial. "Conversamos com vários ex-funcionarios da Faville, advogados, representantes dos bancos, sobre nosso interesse de adquirir as fábricas. Agora percebemos que há trabalhadores apoiando nossa iniciativa, pois poderão raver seus empregos". Concluiu Marcos Monteiro

Data:16/10/2013
Fonte: O PRESENTE
voltar