Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marechal Cândido Rondon e Região - SINTRINAL

Notícias » OIT divulga relatório sobre mercado de trabal

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou, nesta segunda-feira (3), o relatório “O Mundo do Trabalho 2013: Reparando o Tecido Econômico e Social”. De acordo com o relatório, a maioria dos países emergentes e em desenvolvimento está tendo um aumento do emprego e uma diminuição das desigualdades de renda em comparação com os países desenvolvidos.

No Brasil, um dos destaques na publicação foi o crescimento de 16% da classe média entre 1999 e 2010. Segundo a OIT, isso ocorreu devido ao fortalecimento do salário mínimo e do Programa Bolsa Família. Essas duas políticas, de acordo com a organização, explicam a redução da pobreza no país e o fortalecimento da economia nacional.

O contexto econômico mundial e seu impacto sobre o mercado de trabalho têm registrado evolução positiva nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. O documento afirma também que aumentaram, entre 2010 e 2011, as desigualdades de renda em 14 das 26 economias avançadas pesquisadas, incluindo a França, Dinamarca, Espanha e Estados Unidos.

Como desafios, a OIT citou a redução dos postos informais de trabalho, o aumento da produtividade, o aumento dos investimentos e o crescimento dos salários acima da inflação. Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o relatório divulgado pela OIT.

Para visualizar o relatório acesse: http://www.oitbrasil.org.br/content/recuperacao-desigual-do-emprego-e-desafio-para-maioria-dos-paises

Data:05/06/2013
Fonte: MTE
voltar