Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marechal Cândido Rondon e Região - SINTRINAL

Notícias » Região Oeste ofertam 2.670 postos de Trabalho

O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, divulgou balanço dos postos de trabalho disponíveis em todo o Estado. As 220 agências paranaenses oferecem 22.472 vagas. Desse total, as 19 agências do trabalhador, localizadas em municípios da região Oeste ofertam 2.670 postos, representando 11,9% do total no Estado. Na capital paranaense, são 4.302 oportunidades de emprego e renda.

De todas as agências do trabalho da região, uma das que mais oferecem vagas de trabalho fica em Medianeira. São ao todo, 411 postos. De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Carlos Antonio da Silva, Medianeira tem um perfil atípico, caracterizado pela presença de grandes indústrias como a Cooperativa Agroindustrial Lar, Frimesa, Ninfa, CGS Móveis, entre outras, que inclusive comercializam seus produtores para o comércio exterior. “Noventa por cento das vagas oferecidas são para auxiliar de produção”.
Conforme Carlos Antonio da Silva, boa parte dos candidatos desempregados procura vagas mais qualificadas. Apesar de um bom salário e outros benefícios como plano de saúde, vale-alimentação e transporte, as cooperativas têm encontrado dificuldade para suprir as vagas existentes.
As vagas costumam atrair também interessados de municípios vizinhos de Medianeira, que contam com deslocamento garantido pelas próprias empresas. A média mensal de colocação de pessoas no mercado de trabalho de Medianeira é de 200 pessoas. “Esse número de vagas também pode ser considerado alto em virtude da relação estreita que nutrimos com as empresas, com visitações constantes e oferta de vagas contínuas”.
 
AS VAGAS NO OESTE
 
AGÊNCIAS VAGAS
 
Assis Chateaubriand 58
Cafelândia 45
Capitão 58
Cascavel 580
Entre Rios 24
Foz do Iguaçu 388
Guaíra 99
Guaraniaçu 9
Marechal Cândido Rondon 225
Maripá 125
Matelândia 113
Medianeira 411
N. S. Rosa 6
Palotina 67
Pato Bragado 15
Santa Helena 11
São Miguel 1
Terra Roxa 48
Toledo 387
TOTAL: 2.670 postos de trabalho

Mais de 22 mil vagas no Paraná

As 220 Agências do Trabalhador do Paraná têm disponíveis 22.472 vagas de emprego. Os interessados em concorrer a uma delas podem procurar uma das unidades mais próximas e fazer o cadastro. Grande parte das vagas não exige experiência e há oportunidades de emprego para todos os níveis de escolaridade.
Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o Paraná vive um momento importante. “O mercado de trabalho está bastante aquecido com oferta de mão de obra para os diversos setores da economia, o que facilita a conquista de trabalho e a permanência no emprego”, destaca Romanelli.
Na Agência do Trabalhador de Curitiba existem 4.775 postos de trabalho. As ocupações com maior número de vagas são: atendente de balcão (180), auxiliar de cozinha (205), auxiliar de linha de produção (179), caixa de supermercado (204), eletricista (92), pedreiro (185), servente de obras (297) e operador de telemarketing ativo e receptivo (120).
Rosangela Muckler, de 39 anos, mora em Pinhais e foi à Agência do Trabalhador de Curitiba em busca de uma vaga para caixa de supermercado. “Sempre trabalhei na área do comércio, às vezes como caixa, outras, como promotora de vendas. Agora quero trabalhar como caixa novamente porque já tenho experiência, o que facilitará minha volta ao mercado de trabalho mais rapidamente”, diz ela. Rosângela tem uma filha pequena e por isso não pode ficar sem emprego. “Eu preciso de uma renda mensal porque minha filha depende de mim. Além disso, divido despesas com outras pessoas da minha família”, explica.
A agência de Araucária, região metropolitana de Curitiba, oferece 911 vagas. A maioria das oportunidades é para auxiliar de linha de produção (266), operador de telemarketing ativo e receptivo (206) e auxiliar de cozinha ((98). Em Cascavel, as principais oportunidades de emprego são para auxiliar de linha de produção (77), costureira em geral (29), garçom (13), oficial de serviços gerais (35), entre outras.
Os profissionais com formação universitária completa, e também os que estão cursando o ensino superior, encontram vagas para analista contábil, encarregado administrativo, estilista de moda, assistente de vendas, auxiliar de escritório, assistente administrativo, entre outras colocações.
As pessoas com deficiência que buscam inserção no mundo de trabalho também podem ir até a Agência do Trabalhador mais próxima e fazer o cadastro. Em Curitiba, a Agência está com 536 vagas disponíveis para todos os níveis de escolaridade. Entre as quais, engenheiro, arquiteto, enfermeiro, analista de sistemas, diagramador desenhista, técnico em edificações, soldador, auxiliar de linha de produção, cobrador de ônibus e empacotador.

 

Data:21/08/2013
Fonte: O Paraná
voltar