A partir de fevereiro deste ano, o Governo Federal vai liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, #FGTS, para os trabalhadores com contas inativas até a data de 31 de dezembro de 2015. Agora, com a aprovação desse projeto de lei, todos aqueles trabalhadores que pediram demissão ou foram mandados embora por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015 poderão realizar o saque, desde que tenham algum saldo nas contas.

Anteriormente, o saque só podia ser realizado por quem já estava desempregado há três anos, no mínimo. Vale lembrar que aqueles que saíram do emprego no ano passado não terão direito ao benefício, sendo assim, não poderá fazer o resgate dos recursos.

A medida anunciada é uma manobra do governo para aquecer a #Economia, além de tentar reduzir os efeitos do desemprego e também da recessão que o país enfrenta. O resgate vai poder começar a ser feito em fevereiro. As pessoas que fazem aniversário em janeiro vão poder realizar o saque primeiro, depois aqueles que aniversariam em fevereiro e assim por diante.

O Governo tem estudado a possibilidade de agrupar aqueles que nasceram em meses diferentes para que a liberação do FGTS seja feita de forma mais rápida. É bom ressaltar também que o valor a ser resgatado poderá ser usado para qualquer finalidade, incluindo o pagamento de dívidas. Não haverá um limite para o saque, ou seja, qualquer quantia poderá ser levantada.

Também é importante reforçar que o resgate só está autorizado para aquelas contas que estão inativas, ou seja, que não tem movimentação de depósito desde a data estabelecida.

Apesar o rendimento do fundo de garantia ser bem baixo, se comparado com outras aplicações financeiras, é recomendável sacar o #Dinheiro, caso você tenha dívidas a pagar com juros altos, ou queira fazer algum investimento em outras áreas que obtenham um retorno maior.

Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 10 milhões de pessoas terão acesso a um montante de aproximadamente R$ 41 bilhões de reais, portanto, não deixe de sacar os valores que forem liberados.