Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marechal Cândido Rondon e Região - SINTRINAL

Notícias » Tecnologia garante mais conforto aos EPIs

 

Tecnologia garante mais conforto aos EPIs

A tecnologia atual não é desenvolvida apenas para atender às necessidades em saúde e segurança dos trabalhadores, mas para proporcionar bem-estar. Isso inclui equipamentos, matérias-primas e soluções inovadoras para garantir mais conforto, ergonomia, leveza, resistência, performance e design. "Há 20 anos, o calçado de segurança, por exemplo, era pouco flexível, pesado, desconfortável, além de oferecer um visual nada atrativo, se comparado aos padrões europeus, uma referência. Contudo, houve no mercado prevencionista brasileiro um salto qualitativo em design, tecnologia empregada, conforto, durabilidade e proteção", garante James Lourenço, diretor da BSB, indústria de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Em um mundo corporativo cada vez mais globalizado e disputado, há uma cobrança natural para que as empresas se profissionalizem no segmento de saúde e segurança no trabalho. "É difícil imaginar uma empresa competitiva, fornecendo produtos e serviços de qualidade, se o funcionário não for bem cuidado. As empresas que mais investem em cultura de prevenção são as que mais despontam nos setores em que atuam e não é por acaso. Elas percebem a segurança e saúde no trabalho como investimento, não despesa", ressalta Lourenço.
De acordo com o diretor, o número de calçados de segurança produzidos em todo o ano de 1995 hoje é fabricado em um único dia, para atender a demanda. "Como falamos em mudança de cultura, realizamos workshops mensais por todo o Brasil, levando conhecimento às empresas, para que tenham perfeito entendimento da lei. Há vários pontos que demonstram que não basta apenas comprar e fornecer o EPI. É fundamental estar atento à procedência, qualidade, durabilidade, além dos pré-requisitos de segurança, com cumprimento das normas técnicas e regulamentos exigidos para cada função. Também é preciso verificar se o uso está correto, fazer a manutenção e a substituição sempre que necessário", frisa James Lourenço.(L.F.C.)

Data:01/09/2014
Fonte: Folha de Londrina
voltar